sábado, 19 de dezembro de 2009

Balanço



Aos poucos 2009 vai dando sinais de partida, vai tirando as roupas do varal e colocando uma a uma na mala, ele cumpriu sua meta: um ano cheio de acontecimentos, mudanças, coisas importantes que marcaram o mundo.
E 2010 está esquentando as mãozinhas para entrar em campo, cheio de promessas para ser grande e bom, de histórias para contar, quase como um campeonato, ele vai tentar ser melhor que 2009.

Neste período é normal fazermos um balanço do ano que passou, de quem fomos, do quanto mudamos e começarmos a esboçar planos do que queremos em 2010, pensar nas realizações que este novo ano vai nos proporcionar é um desafio. Afinal acabamos de receber uma folha totalmente em branco e precisamos preenchê-la, caberá a nós decidir se vamos colorir, deixar em tons de cinza ou simplesmente se ela continuará branca do jeito que nos foi entregue.

Mas tem algo que não muda e a carga vai ser sempre nossa, decidir é algo que fazemos todos os dias e um simples "sim" ou "não", palavras tão curtas, sonoras e opostas podem nos aproximar ou afastar completamente de uma realidade. Seria tão mais fácil se tivéssemos uma máquina onde pudéssemos ver um trailler de cada "sim" e "não" que pensássemos em dar. Mas desta forma a magia do aprendizado não existiria, a vida seria tão mecânica, as pessoas certamente só iriam fazer o que lhes fosse mais fácil, menos doloroso e assim, seriam menos profundas e peculiares.

A graça da vida é essa, são os "sins" e "nãos" de cada dia, sejam eles fáceis ou difíceis, que nos apontam os caminhos. A escolha de um restaurante italiano faz com que o japonês seja excluído, a escolha de uma roupa deixa a outra no armário, a escolha de um emprego anula a outra proposta, um sonho adia o outro e a escolha de alguém acontece da mesma maneira. Muitas vezes encaramos as "aparições" de determinadas pessoas como algo inexplicável, simplesmente não as deciframos, noutras nem precisamos entender o motivo. Mas nada é por acaso: grupos se formam, casais apaixonam-se, amigos se fazem e se reconhecem, as pessoas sempre deixam marcas, por menores que sejam. Podemos passar um bom tempo sem nos lembrarmos de alguém, mas algum dia, por alguma coisa específica que só aquela pessoa saberia fazer, vamos lembrar e sorrir. Outras são tão presentes que nem é preciso entender o motivo de estarem próximas, mas independente do grau de profundidade das relações é bom saber que tem gente perto, diferente e igual, pessoas que nos ensinam e modificam a cada contato. E é por nós e por elas que tentamos ser melhores, que desejamos tudo de bom, é nelas que pensamos na virada de cada ano, criando uma corrente de boas vibrações para o outro que está chegando.

Em 2009 pensei em muita gente, assim como tantas outras pensaram em mim, uns foram recíprocos, outros não, mas sempre terão aquelas pessoas que vão ser lembradas sempre.
E aí está a graça e a mágica de tudo, nunca vamos conhecer o outro lado das nossas decisões, ninguém vai poder resolver nossos problemas e escrever a nossa história por nós mesmos, mas podem nos apoiar, estar do lado, segurar a mão e nos ajudar a caminhar quando a estrada for árdua, mas quando for feliz, por favor, que o espumante esteja gelado. É por isso que escolhemos as pessoas, para compartilhar a estrada, afinal de contas é muito ruim viajar sozinho.
A vida é assim: muitas vezes um dia feio e nublado, mas em outras aquele sol maravilhoso que aquece a alma e é por isso que vale a pena, a esperança do sol entre as nuvens é que transforma tudo.

Meus desejos são os mesmos de sempre, para mim e para os outros: quero poder sonhar, errar, aprender, rir, chorar, pensar, ler, quero verdade, olho no olho, abraços, beijos, mãos, ombros e mais tudo o que tiver direito. Quero amar, amar muito, tudo e todas as coisas. Aprendi que Natal é época de acreditar, de refletir e de sonhar sempre, pois é de graça e nunca acaba. Vamos valorizar o que é de verdade, estreitar os laços do coração (mesmo com as distâncias geográficas), ser útil (garanto que faz bem). Desejo para cada pessoa o mesmo que no ano passado e em dobro, dessa vez com ainda mais intensidade. Desejo uma listinha não só com os sonhos, mas com tudo o que já foi realizado, muitas vezes a felicidade se releva através da consciência do que se tem.
Desejo muito esta felicidade, seja ela arrebatadora e completa ou suave e completa do mesmo jeito. Desejo sorrisos sinceros, amigos perto, família mais perto ainda, amor, muito amor, por si mesmo, pelos outros e pelo mundo, isso sim torna a vida mais fácil e dá mais prazer de acordar todos os dias, colocar uma roupa, se olhar no espelho e sorrir para o dia, para as pessoas, para o mundo, para a vida.

Existe uma enorme beleza em saber que nada é estático e previsível, nem as horas, nem os anos e muito menos as pessoas, pois que se vá 2009 com a sensação de missão cumprida e que venha 2010 com a promessa de bons acontecimentos, que já estamos ansiosos, com os braços abertos e as taças cheias, prontos para brindar.

Feliz 2010!

5 comentários:

  1. Parabens pelo texto! conseguiu traduzir em palavras os sentimentos, anseios e as reflexões das pessoas, nesta época tão mágica que é o Natal! bjs

    ResponderExcluir
  2. Sofi,
    Linda mensagem! Nada melhor do que essas palavras, cheias de energia e vibrações positivas, para começar o ano. Parabéns!
    Eu te desejo cada palavrinha dessa em dobro. Espero que o seu Natal seja mágico e que 2010 te traga mais e mais felicidades! Você merece!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Sofi, não estou conseguindo postar, vou tentar agora, bjos.

    ResponderExcluir
  4. Para mim, o Natal é uma data triste, por ainda não ter assimilado perdas irreparáveis. E, vejo a maioria das pessoas numa correria para comprar presentes roupas novas, elaborar a ceia de Natal, e no dia estão tão estressadas. Será que vale à pena?
    Poucos se lembram que a finalidade do Natal é festejar o nascimento de Cristo. Seria tão bom se reunir com a família, amigos, e festejar, mas imbuídos da consciência do que está se comemorando.
    Ano-novo, é apenas uma página que falta na agenda, depois do dia 31.12. Não costumo dividir minha vida em ano a ano, mas por fases. Fases que podem ser de meses, mas principalmente em anos, quando percebemos mudanças em nós, nas pessoas na vida.
    De qualquer forma desejo que todos ternham tido um Natal maravilhoso, e que 2.010 venha com menos tragédias, violência e muita PAZ.

    ResponderExcluir