quarta-feira, 10 de março de 2010

Surpresas


Esse texto tem uma certa relação com o post "Férias", já que algumas vezes precisamos nos conectar com nós mesmos e acreditar que coisas boas virão e, acreditem, mais cedo ou mais tarde elas chegam.
Sempre ouvi o tal clichê do "quando você menos esperar aparece", normalmente quando alguém se referia aos relacionamentos amorosos. Mas tem uma esfera de relações muito mais ampla do que essa, todas com um grau de importância semelhante, já que são capazes de nos construir a cada segundo e de nos fazer crescer.
As relações de pai e filho(a), mãe e filho(a), de irmãos, de tios, primos, sobrinhos, netos, as profissionais, da "farra" são capazes de fazer tanto por nós, mas hoje queria destacar uma em especial: as amizades, aquelas puras e simples, que surgem do nada, sem grandes propósitos, promessas e que por isso são tão valiosas. É preciso estar aberto para reconhecer uma amizade em potencial, daquelas com jeito de "para a vida inteira".
Eu ando com sorte, nesses últimos meses ganhei algumas amigas especiais, além das que já tinha e que cultivo com todo o carinho e amor. Me senti bem-vinda na minha própria terra, os braços abertos, prontos para receber fazem toda a diferença. E foi assim que encontrei o cenário quando resolvi voltar para casa.
Ando tendo a oportunidade de conviver com as peculiaridades de cada uma dessas pessoas e ando me tornando uma aprendiz, estou sempre àvida por ouvir e conhecer (mesmo falando muito), por sorver as histórias tão ricas e aprender com realidades totalmente diferentes, mas não menos importantes. E tenho que agradecer por tantos ensinamentos que chegam através da consideração, do respeito e, principalmente, do amor. Acho importante extrairmos lições positivas dos momentos ruins, mas é tão melhor quando conseguimos aprender atráves de momentos positivos, de trocas sinceras, de abraços verdadeiros, do respeito aos diversos pontos de vista, faz com que a gente se sinta fazendo parte.
É tão bom sentir que você é importante para alguém, é tão gratificante fazer a diferença para uma meia dúzia de pessoas, pode parecer pouco, mas é você conquistanto o seu espaço no mundo.
Estou construindo o meu, a estrada é longa, mas as companhias fazem a caminhada valer a pena.
Hoje estou aqui para agradecer os conselhos, as teorias, as lágrimas, o respeito, os sorrisos e gargalhadas, as mesas de bar, as taças de vinho e, principalmente, os abraços, que fazem toda a diferença. Muito embora um olhar de compreensão e, mais ainda, de aceitação é praticamente indescritível.
Por isso tudo vale muito a pena estar aberto ao novo, a tudo que ainda vamos aprender, a tudo em que ainda vamos acreditar e transformar.
A sensação de que não se está só, independente de onde esteja faz tudo ficar diferente, mais leve e divertido. Espero, de coração, preservar estas surpresas tão grandes que andam me aparecendo e todas as outras que já fazem parte da minha história, para que uma dia, elas possam me contar da minha vida por outro ângulo e que eu perceba a presença expansiva ou não de cada uma delas nos detalhes de cada conto.
Um beijo no coração de cada uma.

2 comentários:

  1. Simplemente...amo vc!

    ResponderExcluir
  2. "- Adeus, disse ele...
    - Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
    - O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
    - Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.
    - Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
    - Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...
    - Eu sou responsável pela minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar."

    Pode parecer clichê, mas foi o que eu lembrei quando li esse texto.
    O essencial é visível para a alma. Um beijo no seu coração tb, florzinha.

    ResponderExcluir